Buscar
  • INconnet

PROJETOS DE DATA CENTER

Bilhões de informações são geradas a cada dia, para serem armazenadas e compartilhadas em diversos servidores ao redor do mundo, ficando disponíveis na internet para que sejam acessadas.


Seguindo essa linha de raciocínio, diversas empresas adotaram o uso de sistemas remotos, com aplicações e arquivos sendo processados e armazenados via computação em nuvem.

Para processar essa grande quantidade de dados, é necessário a utilização de um Data Center, que por sua vez, necessita ser muito bem planejado para que evite complicações futuras, como escassez ou excesso de refrigeração, uso de potência elétrica e falta de espaço.


Neste artigo, falaremos sobre os pontos fundamentais que devem fazer parte do seu projeto de Data Center, para que ele trabalhe com a máxima eficiência e traga ainda mais facilidade para suas operações.




Refrigeração


Todo aparelho eletrônico, especialmente os processadores, sofrem com altas temperaturas quando estão em operação, portanto, a temperatura e umidade do ambiente em que o datacenter está instalado deve permanecer adequada para o perfeito funcionamento dos equipamentos armazenados.


Se a temperatura não for dissipada, a eficiência do processador começa a diminuir e em casos extremos, o componente pode falhar.


Por esse motivo, é fundamental que o resfriamento do ambiente faça parte do seu planejamento de datacenter, mas, devido ao grande número de equipamentos de computação presentes no local, os custos para fazê-lo costumam ser consideráveis.


Por esse motivo, os servidores são instalados em racks, que se parecem com estantes padronizadas, formando duas fileiras, com um rack de frente para o outro, criando um corredor de ar quente e ar frio onde a parte frontal do servidor é acessível de frente.


Energia


Reduzir o consumo de eletricidade dos datacenters é fundamental no ponto de vista financeiro, ainda mais quando consideramos as altas tarifas cobradas pelas empresas de energia.


Futuramente, a indústria de datacenters se verá obrigada a encontrar novas formas de utilizar fontes de energia renováveis em seus projetos.


Portanto, investir desde já em energias renováveis é essencial para garantir um bom funcionamento do seu sistema de data centers e também, uma grande economia em gastos com energia elétrica.


Espaço


O local em que será construído o datacenter não deve ficar de fora do projeto de construção. Geralmente, as organizações fazem um estudo sobre os mais diversos fatores do município, antes de decidirem o local em que vão se instalar.


Esses fatores variam desde os recursos de serviços públicos, até a recepção da comunidade às atividades do negócio.


Além disso, a confiabilidade da rede elétrica, a capacidade da largura de banda, riscos de desastres naturais e a presença de instituições de ensino superior também devem ser considerados no seu projeto de construção de datacenter.


Venha para a INconnet, nossa equipe está preparada para planejar seu Datacenter com todo o cuidado para que não ocorram complicações no futuro. Conheça nossos serviços no site.


0 visualização

ENDE
REÇO

R. Dr. João Batista Soares de Faria, 163 • Santana • São Paulo • SP • 02403-050

+55 11 4114-9454

UMA PROPOSTA

SOLI

CITE

Qual classe de serviços você deseja uma proposta?

arrow&v
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social
  • botao_clientes