Buscar
  • INconnet

Segurança de dados e a Nuvem (Cloud)


O uso da nuvem, ou cloud, foi uma das grandes revoluções na tecnologia. Graças a ela, hoje não é necessário andar com diversas mídias físicas para armazenar informações. 


Tudo o que você precisa saber ou ter está disponibilizado em uma grande nuvem, que pode ser acessada por qualquer pessoa, desde que tenha os códigos para isso, e de qualquer lugar. Acabaram-se as barreiras geográficas que separavam as pessoas. 


Mas, com toda essa praticidade da nuvem vieram os desafios de segurança. Como proteger os dados que estão salvos nesse ambiente? Afinal de contas hoje tudo está na nuvem, incluindo informações sensíveis para a nossa vida. 


Nossos dados bancários, nossas informações pessoais, nosso conhecimento, as imagens de nossa família e nosso trabalho estão nesse ambiente remoto e, sem a proteção necessária, podem ser perdidos. 


Por isso, preparamos um texto com algumas dicas que vão lhe ajudar a gerenciar melhor a segurança de dados e a nuvem, garantindo que todas as suas informações estejam protegidas do acesso mal intencionado de terceiros. 


Monitore instalações e downloads

Para o departamento de TI de uma empresa, seja ela grande ou pequena, o gerenciamento da nuvem e garantia da segurança dos dados que estão inseridos nela são grandes desafios. 

Mas, para começar a simplificá-los, o passo inicial a tomar é monitorar regularmente tudo aquilo é instalado, verificando atentamente as informações utilizadas, downloads realizados, se estes representam um risco e qual o potencial de danos às informações armazenadas ali.

Esse monitoramento em nuvem pode ser feito via plataformas de gerenciamento, sistemas que dão aos administradores as ferramentas necessárias para que identifiquem quaisquer modificações, tenham estas sido feitas individualmente ou em grupo em todo o conteúdo que está armazenado na nuvem. 


Compreender as necessidades dos usuários

O departamento de TI, embora decida as regras para acesso aos sistemas, não é o “carrasco”. Prova disso é que, para o bom gerenciamento da segurança de dados esses profissionais devem entender as necessidades dos usuários daquela equipe. 

O que essas pessoas precisam e como posso fazer para ajudá-las? Que soluções podem colocá-los na rota correta? Estes questionamentos, juntamente com regras claras e viáveis podem tornar o uso da nuvem muito mais seguro, bem como o investimento em melhorias que blindem ainda mais esse sistema. 


Mobilidade

A ideia da nuvem é, justamente, fornecer mobilidade aos colaboradores. Ou seja, as pessoas podem acessar os arquivos ou fazer inclusões de informações de qualquer lugar em que estejam. 

Mas, para que essa inclusão seja segura, é necessário fazer um bom gerenciamento desta mobilidade, garantindo que os colaboradores tenham as ferramentas necessárias para que acessem os dados remotamente, mas sem ferir nenhuma regra de sua empresa. 


Lista de softwares e aplicativos

Quem gerencia uma rede em nuvem sabe o desafio à segurança que o ambiente pode representar, com os colaboradores instalando programas que podem prejudicar a segurança do ambiente. 

Por isso, é fundamental que o departamento de TI crie e compartilhe a todos os softwares e aplicativos cujo uso no dia a dia corporativo está liberado, permitindo assim que as pessoas tenham liberdade de escolha, ao mesmo tempo em que saibam que não estão infringindo nenhuma regra ou mesmo colocando o ambiente em risco. 

Com essas dicas, você terá um ambiente em nuvem muito mais seguro. 




2 visualizações

ENDE
REÇO

R. Dr. João Batista Soares de Faria, 163 • Santana • São Paulo • SP • 02403-050

+55 11 4114-9454

UMA PROPOSTA

SOLI

CITE

Qual classe de serviços você deseja uma proposta?

arrow&v

+55 11 4114-9454

Soluções completas

de tecnologia em todo o Brasil.

  • Instagram ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social
  • botao_clientes