Buscar
  • INconnet

Toda empresa tem monitoramento de redes?

A existência de uma rede de dados é primordial para o funcionamento das empresas e, quanto maior o porte da empresa, mais importância essas redes possuem.

A razão é que elas permitem praticamente todas as atividades corporativas, como contato entre os funcionários e com clientes, armazenamento de estoque, gerenciamento de produção e muito mais.

Porém, se essa rede é contaminada com algum vírus ou se alguém a invade, então a empresa inteira e os seus dados estão em perigo, bem como os seus produtos e dados de inteligência competitiva. Em alguns casos, o vírus é inofensivo no que se refere à espionagem e à invasão, mas ele prejudica a dinâmica interna.

Todos esses tipos de contratempo podem ser impedidos com uma política de monitoramento de redes e existem diferentes formas de realizá-la.



Qual é a importância do monitoramento de redes?


Com o monitoramento, que nada mais é do que acompanhar se todos os elementos da rede estão em devido funcionamento, a empresa se protege, por exemplo, de ataques de hackers que poderiam descobrir segredos corporativos e repassá-los para concorrentes.

Outro problema grave quando existem casos de hackers é que eles podem sequestrar a empresa, ou seja, impedir que os seus softwares e equipamentos funcionem, pedindo um resgate para liberar todos os arquivos.

Mesmo quando não existe alguém infiltrado no sistema tentando retirar informações, é muito perigoso não fazer o monitoramento de rede porque diversas tarefas simples podem falhar e prejudicar o dia a dia.

Por exemplo: se os dados da rede não estão sendo devidamente processados, é possível que não se registrem demandas atualizadas de clientes, informações de inventários, geração de documentos e outras coisas fundamentais para que a empresa funcione.

O monitoramento de rede também permite que se note quando algum funcionário está usando informações ou recursos internos de modo indevido. Isso acontece, por exemplo, quando esse funcionário faz desvios (não necessariamente de dinheiro), quando ele negocia informações externamente, etc.

Aliás, com o monitoramento rede, pode-se até mesmo conferir se todas as suas tarefas estão mesmo sendo realizadas, de acordo com tudo o que ele registra e com a movimentação comum que o servidor da empresa precisa mostrar.


Toda empresa tem monitoramento de rede?


Essa era a questão inicial e, infelizmente, muitas empresas subestimam o monitoramento de rede e não acompanham em nenhum nível o quanto os seus dados estão sendo processados, armazenados ou usados.

Da mesma forma, essas empresas não identificam onde o seu sistema virtual precisa sofrer mudanças para ter melhor aproveitamento e, com certeza, estão mais sujeitas a ataques internos e externos.

Para implantar o monitoramento de redes, nem sempre é preciso que as empresas construam todo um setor de Tecnologia da Informação, investindo em equipamentos e em pessoas especializadas.

Na verdade, é possível contratar uma empresa de tecnologia para fazer o monitoramento remoto. Para as corporações que optam por essa solução, o responsável pelo monitoramento de rede encaminha relatórios atestando a normalidade de tudo ou o alerta de subutilização ou de condutas criminosas.


Nós da INconnet disponibilizamos diversas soluções para atender demandas de monitoramento de rede para pequenas, médias e grande empresas. Contamos com uma estrutura moderna e equipe especializada para garantir o sucesso do projeto desde a contratação, implantação até o monitoramento constantes. Peça já seu orçamento.


2 visualizações

ENDE
REÇO

R. Dr. João Batista Soares de Faria, 163 • Santana • São Paulo • SP • 02403-050

+55 11 4114-9454

UMA PROPOSTA

SOLI

CITE

Qual classe de serviços você deseja uma proposta?

arrow&v

+55 11 4114-9454

Soluções completas

de tecnologia em todo o Brasil.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social
  • botao_clientes